Carlos Crivelaro

Tipografia & História | Letras Góticas

  • Save

Mais uma atividade de tipografia da minha graduação em design, porém essa é diferente, pois o objetivo da atividade era criar um banner que representasse uma época ou estilo da história do design gráfico. Pesquisar sobre diversos estilos e tentar reproduzir alguns deles realmente foi um experiência muito divertida e me fez pensar sobre a importância de conhecer as referências históricas para cada elemento usado no design.

Nesse primeiro banner me inspirei nas letras góticas e nas capitulares usadas a partir do século XV após a invenção da prensa móvel por Johann Gutenberg. As capitulares nessa época normalmente eram feitas a mão por um iluminador após a impressão.

O “T” capitular usado nesse banner foi retirado do acervo de xilogravuras do Museu Plantin Moretus. Com certeza recomendo que você dê uma olhada no site do museu, eles tem uma variedade de 14.000 xilogravuras disponíveis para download.

Os outros banners e as referências usadas para a criação de cada um deles podem ser vistos na página do projeto no Behance.

Siga-me no Instagram e Twitter

keyboard shortcuts: L or F like